Fitch afirma rating BB+/AAA (bra) da Klabin

  •  
Fitch afirma ratings BB+/AAA (bra) da Klabin (Foto: Pexels) Fitch afirma ratings BB+/AAA (bra) da Klabin

A Fitch Ratings afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings - Ratings de Inadimplência do Emissor) em Moedas Local e Estrangeira 'BB+' (BB mais) e o Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(bra)' da Klabin S.A. (Klabin). 

A agência também afirmou os ratings ‘BB+’ (BB mais) das notas seniores da Klabin Finance S.A. e Klabin Austria Gmbh, garantidas pela Klabin. 

A Perspectiva dos ratings corporativos é Estável.Os ratings da Klabin refletem a liderança da empresa no setor brasileiro de embalagens, sua ampla base florestal, que lhe permite ter baixa estrutura de custo de produção, o acesso à fibra debaixo custo e o elevado nível de suas operações, verticalmente integradas, que aumenta a flexibilidade de sua produção no competitivo e fragmentado setor de embalagens. Devido à sua forte posição de mercado no segmento de embalagem e à sua operação integrada, a Klabin é líder em preços no mercado doméstico. Isto lhe dá capacidade para preservar volume de vendas e margens operacionais mais estáveis durante cenários econômicos adversos no Brasil do que seus competidores, que têm escala de operações significativamente menor e apresentam significativa exposição na linha de custos de produção. 

A empresa também se beneficia de sua posição como produtora de baixo custo de celulose de mercado, no menor quartil, enquanto mantém volume de produção de celulose acima de 90% de sua capacidade nominal.

A sólida posição de liquidez da Klabin e o baixo risco de refinanciamento continuam sendo importantes considerações de crédito. A análise considera os investimentos no projeto Puma II,que irá fortalecer a liderança da empresa no segmento de embalagens. 

O EBITDA da Klabin caiu para BRL3,6 bilhões, em 2019, de acordo com os cálculos da Fitch, em comparação a BRL4,0bilhões em 2018, resultado do fraco ambiente de preços. Devido à queda no EBITDA e ao aumento dos investimentos, a dívida líquida da Klabin aumentou para BRL14,5 bilhões, de BRL12,5 bilhões,e seu índice de alavancagem líquida aumentou para 4,1 vezes, de 3,1 vezes, de acordo com a metodologia da Fitch. Esse valor de dívida líquida e os índices de alavancagem permanecem dentro das expectativas da Fitch durante o projeto de expansão e resultam na manutenção de uma Perspectiva de Rating Estável.

A Perspectiva de Rating Estável reflete a expectativa da Fitch de forte geração de fluxo de caixa operacional, apesar da forte desaceleração econômica e dos baixos preços de celulose, beneficiando-se da depreciação do real. 

A Fitch espera um impacto limitado nos negócios de embalagens devido à pandemia do coronavírus. A demanda de Krafliner, papelão revestido e caixas de papelão ondulado deve permanecer relativamente estável, apoiada pela posição de liderança da empresa e pela diversificada base de clientes no resiliente setor de alimentos. 

Sacos industriais é o único segmento que será afetado significativamente pela demanda mais fraca, e representou 8% das vendas da Klabin em 2019.

(Redação – Investimentos e Notícias)