Cosan e Raízen anunciam mudanças em suas diretorias executivas

  •  
Cosan e Raízen anunciam mudanças em suas diretorias executivas Foto: Divulgação

A Cosan S.A. (B3: CSAN3) e Cosan Logística S.A. (B3: RLOG3) anunciaram que os respectivos Conselhos de Administração aprovara hoje, 21, a proposta de sucessão do Diretor Presidente das Companhias, como sugerido pelo Comitê de Pessoas.

Marcos Marinho Lutz passará a se dedicar exclusivamente aos Conselhos e Comitês do Grupo, deixando as presidências das Companhias no dia 1º de abril de 2020. Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães, atual presidente da Raízen Energia S.A. e Raízen Combustíveis S.A., assumirá as presidências das Companhias na mesma data.

Segundo a companhia, no grupo desde 2007, Lutz participou de todas as aquisições e consolidações de negócios, liderando a Cosan neste período de grande geração de valor para seus acionistas. Ao longo de mais de uma década, modernizou a operação com foco na gestão de pessoas e de riscos, com ênfase em segurança. Lutz seguirá apoiando as Companhias nas decisões estratégicas e na preservação da cultura corporativa, além de continuar como Vice-Presidente dos Conselhos de Administração das Companhias, da RUMO, da Moove e da Comgás e Presidente do Comitê de Pessoas.

Adicionalmente, será presidente do recém-criado Comitê Estratégico de Logística, Lubrificantes e Gás. Para se dedicar ao crescimento e à estratégia desses negócios, Lutz renunciará ao Conselho de Administração da Raízen, posição que passará a ser ocupada por Luis Henrique.

Luis Henrique assumirá a presidência das Companhias trazendo sua ampla experiência operacional para o portfólio do grupo. À frente da Raízen desde 2016, liderou a Comgás entre 2013 e 2015, e exerceu diversos cargos executivos no grupo Shell, dentro e fora do país, por mais de 20 anos.

Conforme também informado nesta data ao mercado pela Raízen Energia S.A., Luis Henrique será sucedido por Ricardo Dell Aquila Mussa, atual Vice-Presidente Executivo de Logística, Distribuição e Trading da Raízen.

No grupo desde 2007, Mussa já foi presidente da Radar e da Moove e assumirá as presidências da Raízen Energia e da Raízen Combustíveis.

O Conselho de Administração também aprovou a sucessão do Vice-Presidente Jurídico, Marcelo de Souza Scarcela Portela, que deixará o cargo em 1º de abril de 2020 para se dedicar aos conselhos das empresas do grupo. Portela assessora o grupo há mais de 30 anos, inicialmente como advogado externo e, nos últimos 12 anos, como executivo da Cosan. Teve papel fundamental em negociações importantes para formação do portfólio, além de formar um time sólido de advogados que hoje compõem as áreas jurídicas das nossas controladas. O cargo passará a ser ocupado pela atual Diretora Jurídica, Maria Rita de Carvalho Drummond, na Companhia há mais de 10 anos.

O Grupo Cosan tem investido em seus executivos e no planejamento sucessório dos mais diversos cargos de liderança, com foco na identificação e no desenvolvimento de potenciais sucessores. As indicações acima estão amparadas por tal programa, implementado pelo Comitê de Pessoas das Companhias.

(Redação - Investimentos e Notícias)