Bancos brasileiros registram melhor dividend yield desde 2014

  •  
Bancos brasileiros registram melhor dividend yield desde 2014 (Foto:Divulgação) Bancos brasileiros registram melhor dividend yield desde 2014

Recentemente a Economatica divulgou que todos os bancos da América Latina, Estados Unidos e demais bancos do mundo com ADR´s negociados nos USA possuem ativo total superior a US$ 100 bilhões. Para o levantamento foi considerado somente uma ação por cada instituição, o de maior volume financeiro negociado nos últimos 30 dias.

Diante deste cenário, o Brasil é representado por quatro bancos, os USA por 19 instituições e temos ainda 26 bancos do mundo com ADR´s negociados nos USA. A mediana dos quatro bancos brasileiros no dia 24 de maio de 2019 é de 6,79%, sendo que não se registrava valor nesse patamar desde 30 de junho de 2014 (2do trimestre 2014). 

Vale destacar que os bancos brasileiros na mediana sempre tiveram melhor desempenho que a mediana dos bancos dos USA ou dos bancos do mundo com ADR´s negociados em New York.

Por outro lado, nos últimos três trimestres, os bancos dos USA ultrapassam os bancos do mundo com ADR´s negociados em NY.

A mediana do dividend yield dos bancos americanos no dia 24 de maio de 2019 é de 2,69%. O maior valor registrado no período analisado foi registrado no segundo trimestre de 2017 com 2,70%.

Já os bancos do mundo com ADR´s em NY registraram seu melhor momento no primeiro trimestre de 2017 com 3,96%. 

Bancos com melhor dividend yield individualmente em maio de 2019 

O dividend yield de 8,14% coloca a ação preferencial do ItauUnibanco (ITUB4) na liderança das ações dos 49 bancos da amostra. O segundo melhor desempenho é o da ação do Banco do Brasil ON (BBAS3) com 6,95%. Na quarta posição encontramos a Unit do banco Santander Brasil (SANB11) com 5,34%, a sua controladora na Espanha está na oitava colocação com 4,38%. 

O banco Bradesco tem desempenho mais modesto com a sua ação preferencial (BBDC4) ocupando a décima segunda posição com 3,71% de dividend yield.

Entre as 20 ações de grandes bancos com melhor dividend yield da América Latina, USA e bancos do mundo com ADR´s em NY temos seis bancos dos USA, Brasil e Inglaterra têm quatro representantes, Coréia do Sul e Espanha apresentam duas instituições e Austrália e Holanda têm um banco cada.

(Redação – Investimentos e Notícias)