B3 altera especificações de negociação de Units

  •  
B3 altera especificações de negociação de Units (Foto: Pexels) B3 altera especificações de negociação de Units

A B3 anunciou que, a partir de 16/12/2019, todos os Contratos de Opção de Compra e de Venda sobre Ações, Units e ETFs com data de vencimento a partir de maio 2021, inclusive, passarão a ser negociados conforme as características descritas a seguir:

Data de vencimento 
A data de vencimento deixará de ser a terceira segunda-feira de cada mês, passando para a terceira sexta-feira de cada mês. Caso não haja sessão de negociação em tal data, o vencimento ocorrerá na data imediatamente anterior em que houver sessão de negociação.

Último dia de negociação 
O último dia de negociação deixará de ser o dia de sessão de negociação imediatamente anterior à data de vencimento e passará a ser coincidente com a data de vencimento da opção.

Exercício das opções 
Os titulares de opções de estilo americano poderão exercê-las, a qualquer tempo, a partir da sessão de negociação seguinte à de sua aquisição até a data de seu vencimento, exceto para as opções adquiridas na data de vencimento, que poderão ser exercidas no próprio dia por meio do exercício automático.

Os titulares de opções de estilo europeu poderão exercê-las de forma manual somente na data de vencimento. O exercício das opções será realizado automaticamente pela B3, na data de vencimento, quando verificadas condições favoráveis ao titular da opção no que diz respeito ao preço de exercício da opção comparado ao preço do ativo objeto no mercado a vista (exercício automático).

Contrary exercise 
Inclusão de funcionalidade que permite ao titular da opção solicitar o bloqueio do exercício automático para as opções dentro do dinheiro ou o exercício da opção de forma automática para as opções fora do dinheiro, observadas as regras estabelecidas no respectivo contrato, tendo como referência o último preço do ativo-objeto negociado no pregão regular.

Horário de negociação 
No último dia de negociação, o horário de encerramento da negociação das opções vincendas ocorrerá com 1 hora de antecedência ao horário regular dos Contratos de Opção de Compra e de Venda sobre Ações, Units e ETFs.

(Redação – Investimentos e Notícias)