Setor de Serviços do Brasil Alcança Novo Recorde em Agosto, Mostrando Resiliência Econômica - Investimentos e Notícias Setor de Serviços do Brasil Alcança Novo Recorde em Agosto, Mostrando Resiliência Econômica - Investimentos e Notícias
Mercado

Setor de Serviços do Brasil Alcança Novo Recorde em Agosto, Mostrando Resiliência Econômica

  • 14/10/2025 - 09h21
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 3 min de leitura

O setor de serviços do Brasil seguiu em alta em agosto e renovou o patamar recorde da série histórica, mostrando resiliência mesmo em meio a uma desaceleração gradual da economia diante da taxa de juros elevada.

O volume de serviços teve em agosto expansão de 0,1% na comparação com o mês anterior, em linha com a expectativa em pesquisa, mostraram os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

Com o sétimo resultado mensal seguido no azul, o setor acumulou no período avanço de 2,6% e marcou a maior sequência de resultados positivos desde os oito meses compreendidos entre fevereiro e setembro de 2022. O avanço de agosto, no entanto, foi o mais fraco nesse período.

Os dados mostraram ainda expansão de 2,5% no volume de serviços em relação a agosto do ano anterior, também em linha com a expectativa.

De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, não foi percebido ainda nenhum efeito ou impacto do tarifaço dos Estados Unidos, que entrou em vigor em agosto.

O setor de serviços vem mostrando resiliência neste ano apesar da política monetária contracionista, com a taxa básica de juros Selic em 15%, ajudado pelo mercado de trabalho aquecido e medidas de estímulo à demanda.

“O resultado do mês indica uma acomodação no crescimento dos serviços, que tem sido o setor mais resiliente da economia. Mesmo com o avanço disseminado entre as atividades, vemos um movimento de recomposição de perdas recentes”, disse André Valério, economista sênior do Inter.

Desempenho por Atividade

  • Os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram alta de 0,4%. O resultado dessa atividade foi puxado por empresas que atuam na área de programas de fidelidade e cartões de desconto, atividades jurídicas e aluguel de máquinas e equipamentos.
  • Outras três atividades tiveram ganhos no mês: transportes (0,2%), serviços prestados às famílias (1,0%) e outros serviços (0,6%).
  • Informação e comunicação foi a única atividade em queda, de 0,5%, pressionada pela parte de suporte técnico, manutenção e outros serviços de TI, além de exibição e distribuição cinematográfica.

“No caso de exibição e distribuição cinematográfica, o resultado é explicado pela base elevada de comparação no mês de julho, que é um mês de férias”, explicou Lobo.

O índice de atividades turísticas, por sua vez, cresceu 0,8% em agosto sobre julho, após três resultados negativos seguidos. Com isso, o segmento de turismo está 2,0% abaixo do ápice da série histórica, de dezembro de 2024.

“Havia uma pressão do aumento de preços das passagens aéreas, que acabou reduzindo o volume do transporte aéreo em junho e julho, que é um dos principais componentes do turismo, levando assim a atividade turística a recuar nos últimos meses. Então essa alta de 0,8% vem de uma base de comparação mais baixa”, explicou o gerente da pesquisa.

(Com Reuters)

Mercado

Ministério de Minas e Energia Propõe Compensação Financeira para Projetos de Energia Renovável para Mitigar Prejuízos Bilionários

O Ministério de Minas e Energia submeteu nesta quarta-feira à consulta pública sua proposta de compensação financeira a projetos de energia renovável que vêm sofrendo com restrições de geração, em iniciativa que visa encerrar uma judicialização no setor elétrico que já alcança valores bilionários. O termo de compromisso desenhado pelo governo para um pacto com […]

Mercado

Petrobras (PETR4) e Sindicatos Encerram Greve Após Acordo Trabalhista

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), um dos principais grupos que representam os trabalhadores da Petrobras, anunciou nesta quarta-feira que decidiu aceitar uma contraproposta da petroleira para um acordo trabalhista e encerrar uma greve de 16 dias. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) já haviam concordado […]