Tensões Comerciais e Tarifas Elevadas Ameaçam Comércio de Produtos Oceânicos nos EUA e China - Investimentos e Notícias Tensões Comerciais e Tarifas Elevadas Ameaçam Comércio de Produtos Oceânicos nos EUA e China - Investimentos e Notícias
Meio Ambiente

Tensões Comerciais e Tarifas Elevadas Ameaçam Comércio de Produtos Oceânicos nos EUA e China

  • 04/06/2025 - 12h10
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

As tensões comerciais globais podem atrapalhar o comércio de produtos oceânicos e aumentar o preço de alimentos vindos do mar nos Estados Unidos, um grande importador de peixes, de acordo com um relatório da agência de comércio da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quarta-feira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas de 10% sobre quase todos os alimentos marítimos, e a China enfrenta tarifas de 30%, de acordo com o relatório da agência de Comércio e Desenvolvimento da ONU (UNCTAD).

“É provável que os preços dos produtos pesqueiros aumentem devido à capacidade limitada de aumentar a produção local”, concluiu o relatório.

Os estoques de peixes selvagens nos EUA são limitados devido à pesca excessiva e leva tempo para aumentar a produção da aquicultura doméstica, segundo o relatório. Por exemplo, as fazendas de salmão têm um ciclo de produção de três anos.

Os EUA exportam US$4,5 bilhões e importam US$16 bilhões em peixes por ano, de acordo com dados da UNCTAD.

O Brasil, que exporta 55% de seus produtos primários de peixe para os EUA e para a China, provavelmente redirecionará seus alimentos marítimos para mercados domésticos ou parceiros comerciais alternativos, previu a agência.

Alguns serviços de transporte marítimo de carga também podem enfrentar uma demanda mais fraca devido a mudanças nas rotas comerciais, à medida que os países buscarem mercados diferentes para exportar seus produtos.

“Tarifas mais altas ou voláteis sobre produtos marítimos provavelmente interromperão os fluxos tradicionais de comércio, afetando tanto os consumidores quanto os exportadores”, concluiu o relatório.

As tarifas sobre o aço e o alumínio já estão elevando os custos da construção naval, bem como os preços dos peixes, afirmou a UNCTAD.

O relatório também constatou que as mudanças climáticas, a pesca excessiva e a perda de biodiversidade estão ameaçando cada vez mais o comércio oceânico global.

(Com Reuters)

Meio Ambiente

Onda de Calor Recorde Atinge Sudeste da Austrália, Provocando Incêndios e Falta de Energia

Uma onda de calor recorde assolou o sudeste da Austrália pelo quinto dia consecutivo nesta quarta-feira, alimentando incêndios florestais e sobrecarregando a rede elétrica, deixando milhares de propriedades sem eletricidade. A onda de calor é a pior registrada em Victoria, segundo Estado mais populoso da Austrália, desde os incêndios florestais do Sábado Negro de 2009, […]

Meio Ambiente

Tempestade Kristin Causa Mortes e Deixa Portugal e Espanha em Alerta com Ventos e Nevascas

A tempestade Kristin matou pelo menos três pessoas e deixou mais de 800.000 moradores do centro e norte de Portugal sem eletricidade nesta quarta-feira, derrubando árvores, danificando casas e interrompendo o tráfego rodoviário e ferroviário antes de se deslocar para o interior da Espanha. Uma pessoa morreu quando uma árvore caiu sobre seu carro em […]

Meio Ambiente

Incêndios Florestais no Chile: Mortes, Destruição e Estado de Emergência Declarado

Incêndios florestais no Chile mataram pelo menos 19 pessoas, informaram autoridades nesta segunda-feira, enquanto o governo retirava pessoas de áreas atingidas e combatia mais de 30 incêndios exacerbados pelo calor intenso e ventos fortes. Embora as condições climáticas durante a noite tenham ajudado a controlar alguns incêndios, os maiores ainda estavam ativos, e havia previsão […]

Meio Ambiente

Incêndios Florestais no Chile Causam 19 Mortes e Destruição em Massa

Incêndios florestais no Chile deixaram pelo menos 19 pessoas mortas, informaram autoridades nesta segunda-feira, enquanto o governo realizava retiradas em massa e combatia quase duas dezenas de incêndios exacerbados pelo calor intenso e ventos fortes. Embora as condições climáticas durante a noite tenham ajudado a controlar alguns incêndios, os maiores ainda estavam ativos, com condições […]