O mentoring como apoio para o sucesso profissional

O mentoring como apoio para o sucesso profissional Foto: Divulgação O mentoring como apoio para o sucesso profissional

O mentoring é uma ferramenta que tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento de carreira dos profissionais. Tem sido uma das melhores propostas de trabalho que está sendo desenvolvida nas instituições de ensino e nas organizações. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching, é diferente do coaching, que é um “processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados”. Segundo o IBC, o mentoring “é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras”.

Ou seja, o mentor é um profissional com experiência na área de interesse do mentorado, que irá orientá-lo e dar informações sobre a carreira dele e os melhores caminhos para se seguir e para alcançar o objetivo. Por isso, vale lembrar que o mentor, não é um coach, nem professor, muito menos um psicoterapeuta. É um profissional que auxiliará no crescimento profissional do mentorado. E o que se leva em consideração para ser um mentor não é a idade, mas a experiência.

É importante deixar claro que em um processo de mentoring, a relação é de mão dupla, pois tanto o mentor quanto o mentorado podem se ajudar. É papel do mentor, orientar, apoiar, incentivar e mostrar caminhos para atingir os objetivos. Mas também o mentorado pode colaborar com o mentor sendo interessado, responsável com o relacionamento que está sendo estabelecido e com a sua carreira. Também é importante que o mentorado seja dedicado e que saiba ouvir de maneira inteligente. É uma relação que os dois aprendem e ensinam. E é preciso estabelecer confiança entre os dois para que a relação flua de maneira satisfatória.

E considerando todo o objetivo do mentoring, de que forma ele pode contribuir para o sucesso profissional de um mentorado?

1) É a oportunidade de aproveitar os conhecimentos do mentor no que diz respeito à formação profissional, funções ou áreas específicas de atuação, carreira, valores, cultura organizacional, segmentos das empresas e até mesmo sobre insucessos que podem ter ocorrido no decorrer da carreira do mentor que de toda forma promove amadurecimento e crescimento.

2) Conhecer a trajetória profissional do mentor, ouvindo as histórias de sucesso ou não, as decisões e escolhas feitas ao longo da carreira, permitem ao mentorado compreender que para chegar onde deseja, requer esforço, dedicação, força de vontade, disponibilidade, foco, mas acima de tudo otimismo.

3) É uma relação de confiança estabelecida que permite também que o mentor seja mais uma pessoa atenta às possíveis oportunidades que podem surgir para o mentorado, considerando principalmente o objetivo profissional que o mesmo deseja alcançar.

4) O mentoring permite que o mentorado aumente suas possibilidades de fazer networking com outros profissionais.

Mas vale ressaltar que essa contribuição que o mentoring proporciona, só tem valor se for praticado com vontade e verdadeiro interesse das duas partes. O mentor com seu desejo e disponibilidade de ensinar, de aprender, com boa experiência profissional e reputação no mercado, atualizado, com habilidades específicas, além de tempo e energia, mas acima de tudo empatia. E enquanto mentorado, é necessário que tenha humildade para ouvir e aprender, confiança no mentor, responsabilidade, dedicação e foco com a carreira, mas principalmente que queira de fato viver um processo de mentoring.

Estar em um processo de mentoring é uma troca de conhecimentos e uma interação que permite descobertas, mas também ensinamentos, que desenvolve tanto o profissional mentorado quanto o profissional mentor. E a base dessa relação será sempre a confiança e empatia. Portanto, é um processo de crescimento profissional, mas principalmente pessoal.

carreiras camilaCamila Malta – especialista em Carreiras do Ibmec/MG

Equipe Carreiras

Lais Santos Alves - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.
Fernanda Schroder Gonçalves  - Gerente Nacional de Carreiras da DeVry Brasil.
Cynara Moreira Bastos Nazareth - Coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas em Belo Horizonte.
Camila Luísa Malta Silva - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.

Website.: www.investimentosenoticias.com.br/blogs/carreiras