Mudar de emprego: como fazer?

Mudar de emprego: como fazer? Foto: Divulgação Mudar de emprego: como fazer?

Os tempos atuais não são os mais favoráveis para grandes mudanças, pois vivemos um momento de instabilidade e as principais recomendações são paciência e cautela. 

E mesmo em tempos de incertezas, há pessoas que desejam arriscar e se lançar no mercado, buscando um novo emprego e uma nova oportunidade. E a pergunta que fica é: deve-se mudar de emprego e buscar um novo caminho em tempos de crise? Essa é uma resposta pessoal e difícil de responder, pois não há resposta certa. Existe a resposta de cada um. O que existe é a resposta que atenda a necessidade e expectativa de cada pessoa.

Ao invés de nos questionar se devemos ou não mudar de emprego em tempos de crise, o mais adequado é pensarmos que, se queremos mudar de emprego, como devemos fazer? Como devemos agir para sermos bem sucedido na tomada de decisão?

Seguindo essa linha de raciocínio devemos levar alguns aspectos em consideração no momento de decidir pela mudança de emprego.

1) É importante refletir sobre o motivo pelo qual o faz querer mudar de emprego. Insatisfação com o emprego atual, busca por crescimento e desenvolvimento profissional? Qual é o seu objetivo, o que quer fazer?

2) Pratique o autoconhecimento, saiba o profissional que você é e faça uma autoavaliação. Identifique suas competências. Quais são suas qualificações, o que você tem de potencial? Como você se destaca na área de interesse de atuação? Mas é importante também considerar quais são os pontos a desenvolver, para então buscar o aprimoramento.

3) A partir das respostas às perguntas anteriores, chega o momento de traçar um plano. Fazer um planejamento e se organizar são a melhor estratégia para estar preparado para a mudança.

4) Atualize o seu currículo. Ele é o seu “cartão de visita” e geralmente é o seu primeiro contato com as empresas.

5) Não se esqueça do networking. Seja um profissional que interage e se relaciona com as pessoas. Mantenha sua rede de contatos sempre ativa.

6) Faça o marketing pessoal. A imagem é sua e precisa ser cuidada e preservada. Mostre o profissional em potencial que é e permita que as pessoas o conheçam e se lembrem de você.

Acredite! Mudanças podem ser feitas. Basta se planejar e se organizar. Assim estará preparado e se sentirá seguro e confiante para dar um novo passo em seu caminho.

Portanto, para uma boa tomada de decisão é preciso pensar com a razão, mas não se esqueça que a razão pode caminhar de mãos dadas com a emoção. E tomada a decisão, faça-a de cabeça tranquila e seguro de que boas oportunidades virão. Aproveite!

carreiras camilaCamila Luisa Malta Silva, Analista de Carreiras do Ibmec/MG

Equipe Carreiras

Lais Santos Alves - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.
Fernanda Schroder Gonçalves  - Gerente Nacional de Carreiras da DeVry Brasil.
Cynara Moreira Bastos Nazareth - Coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas em Belo Horizonte.
Camila Luísa Malta Silva - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.

Website.: www.investimentosenoticias.com.br/blogs/carreiras