Mindset Fixo e Mindset de Crescimento: o que são e como interferem no seu desempenho

Mindset Fixo e Mindset de Crescimento: o que são e como interferem no seu desempenho Foto: Divulgação Mindset Fixo e Mindset de Crescimento: o que são e como interferem no seu desempenho

Para explicar o que é Mindset Fixo e o que é Mindset de Crescimento, um bom exemplo é falar sobre como as pessoas lidam com o fracasso. Pessoas que ao passar por um fracasso e sentem que “são o fracasso” estão adotando o Mindset Fixo. Pessoas com Mindset de Crescimento acreditam que o fracasso é temporário e que com esforço poderão se superar e atingir melhores resultados.

Todos temos os dois Mindsets. Em alguns momentos predomina um, noutros o outro. O que é importante é observarmos qual deles está operando mais. O Mindset de Crescimento é o que nos faz avançar e acreditar que podemos nos aperfeiçoar naquilo que acreditamos não sermos bons ainda.

As crenças que temos a respeito de nós mesmos podem ser determinantes no que diz respeito a erros ou fracassos. Devemos acreditar que podemos desenvolver as qualidades necessárias para o êxito.

Pense um pouco: que tipo de crenças você tem sobre sim mesmo que pode estar lhe impedindo de se desenvolver? Quando é que você desistiu de tentar por medo de falhar? Busque romper com essas crenças limitantes e foque no Mindset de Crescimento! Como? Um bom exemplo é o seguinte: se você acredita que não consegue falar em público e que, por isso, nunca poderá fazê-lo, passe a acreditar que com bastante treino você poderá ter um ótimo desempenho falando em público. Treine bastante e se isso for importante pra você, verá como é possível!

Quando você recebe um não, uma nota ruim ou comete um erro no trabalho, qual o sentimento que fica? “Eu sou um fracasso”, ou “preciso saber o que fiz errado desta vez para ter melhores resultados da próxima”?

Proponha-se a experimentar coisas e situações de outras maneiras, mais uma vez e outra. Assim é bem provável que encontre uma forma de obter o resultado almejado.

Um dos principais talentos das pessoas com Mindset de Crescimento é saber identificar seus próprios pontos fortes e fracos. Além disso, lidam bem com críticas, aprendem com os erros e estimulam o debate e a criatividade.

Para finalizar, veja abaixo algumas considerações importantes sobre os dois Mindsets de acordo com Carol Dweck:

Para o Mindset fixo, a Inteligência é estática, o que leva a um desejo de parecer inteligente, causando uma tendência a evitar desafios, ficar na defensiva diante de obstáculos, ou desistir facilmente, enxergando o esforço como algo infrutífero, vendo o feedback negativo como inútil e sentindo-se ameaçado pelo sucesso dos outros.

Para o Mindset de Crescimento, a inteligência pode ser desenvolvida, o que leva a um desejo de aprender e provocando uma tendência a abraçar os desafios, persistir nas dificuldades, ver o esforço como um caminho para o êxito, ver nas críticas e feedbacks negativos uma oportunidade de desenvolvimento e, por fim, encontrar lições e inspiração no sucesso dos outros.

Observe-se e procure focar no Mindset de Crescimento!

carreiras cynaraCynara Bastos, Supervisora de Carreiras do Ibmec/MG

Equipe Carreiras

Lais Santos Alves - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.
Fernanda Schroder Gonçalves  - Gerente Nacional de Carreiras da DeVry Brasil.
Cynara Moreira Bastos Nazareth - Coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas em Belo Horizonte.
Camila Luísa Malta Silva - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.

Website.: www.investimentosenoticias.com.br/blogs/carreiras