Confraternização da empresa e imagem profissional

Confraternização da empresa e imagem profissional Foto: Divulgação Confraternização da empresa e imagem profissional

Com a aproximação do final do ano é muito comum as empresas, seja de grande, médio ou pequeno porte, realizarem uma confraternização entre seus funcionários. As confraternizações visam reforçar os laços dos colaboradores com a empresa e a integração com todas as equipes. É também uma das formas das empresas apresentarem de maneira mais descontraída a missão, visão e valores, fazer um balanço das metas alcançadas e demostrar a importância do trabalho de cada um para o alcance das mesmas e também motivar seus colaboradores.

Apesar de serem momentos de descontração e em muitos casos acontecer fora do ambiente de trabalho, elas envolvem pessoas que trabalham na mesma empresa, inclusive chefes e diretores. Portanto, não é o momento para excessos e certos cuidados precisam ser tomados para que a sua imagem pessoal e profissional não seja prejudicada.

As atitudes neste tipo de ambiente devem ser as mesmas do ambiente profissional, porém um pouco mais informal. Comportamento e roupas inadequadas, exageros no consumo de bebidas alcoólicas, ou mesmo não comparecer ao evento pode não ser muito favorável para a sua imagem na empresa.

Por outro lado, um comportamento adequado, compatível com as regras e cultura da empresa, além de conversas agradáveis com o superior e colegas, podem contar pontos a seu favor.

É importante lembrar que estes são excelentes momentos para atualizar e ampliar a rede de relacionamentos, pois permitem a aproximação com colegas de diferentes áreas da empresa e de diferentes níveis hierárquicos. Como o clima é de descontração, as pessoas tendem a estar mais abertas para conversar, por isso esse é um momento ideal para fazer networking.

Muitos ficam na dúvida sobre como agir nessas ocasiões, por isso segue abaixo algumas considerações importantes:

Presença: Compareça, mesmo que por poucas horas. Isso é muito importante para sua imagem profissional, pois demostra que você se importa com os colegas e com a organização em que trabalha. Casos não possa comparecer, é importante comunicar o motivo aos organizadores, colegas e superiores para que eles entendam porque não compareceu.

Como a confraternização é entre empresa e colaboradores, leve acompanhante apenas se for liberado ou convidado pela empresa.

Vestuário: A roupa ideal para uma festa de confraternização da empresa é mais despojada do que aquela que você costuma trabalhar, mas ao mesmo tempo mais discreta do que aquela que você usaria em uma balada, por exemplo. Usar o bom senso nesse tipo de evento nunca é demais.

Bebida: Por mais que seja oferecido bebida alcoólica na confraternização, não exceda. Exagerar na bebida não é bom em nenhum lugar e isso também vale para o ambiente da empresa.

Conversas: Este é um momento bem adequado para fazer networking. Aproxime-se de pessoas que você não tem oportunidade de conversar durante o ano. É um momento que você também pode aproveitar para aproximar dos seus superiores através de um bate-papo descontraído. Evite falar mal de colegas e não se limite a apenas assuntos profissionais. Fale de assuntos gerais e de você, mas sem expor em demasiado sua vida pessoal.

Flerte: Apesar do clima informal das celebrações contribuir para que as pessoas se soltem mais e tomem atitudes que normalmente não tomariam dentro da organização, o flerte entre colegas da empresa nem sempre é permitido, sendo a proibição, em alguns casos, regra da organização.
Mesmo sendo permitido, o momento é ideal para convidar para jantar ou fazer algo depois, não na festa da empresa.

Redes sociais: É muito comum postar fotos de confraternizações no geral. A com os colegas de trabalho não é muito diferente. Mas fique atento ao grau de exposição, pois mesmo que você publique uma foto de você em sua rede pessoal, o evento é corporativo e por isso tem um ar mais formal, além do mais a imagem da empresa também está presente.

Excessos: Se por falta de experiência ou por excesso de bebida alcoólica você cometeu alguma gafe mais exagerada, é recomendável que peça desculpas quando retornar à empresa.

No mais, boa festa!

carreiras laisLais Santos Alves - Analista de Carreira do Ibmec/MG

Equipe Carreiras

Lais Santos Alves - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.
Fernanda Schroder Gonçalves  - Gerente Nacional de Carreiras da DeVry Brasil.
Cynara Moreira Bastos Nazareth - Coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas em Belo Horizonte.
Camila Luísa Malta Silva - Analista de Carreiras da Faculdade Ibmec.

Website.: www.investimentosenoticias.com.br/blogs/carreiras