Como a dinâmica do mundo VUCA impacta em sua carreira?

Como a dinâmica do mundo VUCA impacta em sua carreira? Foto: Divulgação Como a dinâmica do mundo VUCA impacta em sua carreira?

Existe um conceito que vem sendo utilizado na sociedade contemporânea representado pela sigla VUCA. A letra V refere-se a “Volatility” e demonstra a inconstância das coisas e situações, que mudam a todo momento, nesse mundo dinâmico e extremamente rápido. A letra U representa “Uncertainty” e está relacionada a falta de certezas, a possibilidade de surpresas constantes e a consequente insegurança. C representa “Complexity”, que mostra o quanto os aspectos do trabalho e do meio organizacional são impactados por diversas questões tanto no cenário nacional como estrangeiro e a confusão e o caos que cercam esse ambiente. Já a letra A refere-se a “Ambiguity”, diante de um cenário tão complexo, tendemos a tomar decisões em um contexto nebuloso que pode levar a decisões ou interpretações equivocadas e consequentes erros.
Esse mundo interdependente que foi construído a partir da globalização e se torna cada vez mais complexo, exige novas ou maiores competências como: visão, entendimento, clareza e agilidade.

Ter visão significa enxergar à frente. Ser capaz de antecipar possíveis acontecimentos, tomar decisões e propor ideias novas que possam ser colocadas em prática, trazendo inovação e melhores resultados.

Entendimento está relacionado a ser capaz de compreender essa dinâmica complexa, conhecer bem o cenário em que estamos vivendo e ter condições de tomar decisões pautadas nessa maior compreensão do mundo e das relações entre pessoas, coisas e as diversas situações.

Ter clareza é não se deixar levar pela aparente turvação da realidade, nem mesmo pela ambiguidade que advém quando os fenômenos são interpretados a partir de diversos pontos de vista e por isso, de maneiras diferentes. Nesse contexto, clareza significa ter condição de ler toda essa complexidade e agir de forma assertiva.

A agilidade como sabemos, significa ser capaz de tomar decisões e dar respostas rápidas, mas ao mesmo tempo efetivas. Ter boa desenvoltura e ser agente de mudança. Num mundo complexo, volátil e ambíguo a agilidade também está atrelada à coragem de arriscar, pois a necessidade é agir rapidamente em um contexto em que não se pode ter muitas ou quase nenhuma certeza.

O que podemos concluir diante do exposto é que estamos diante de uma era em que tudo o que achávamos que sabíamos, pode de repente não fazer qualquer sentido e por isso, é necessário que utilizemos nossas maiores e melhores habilidades e competências, para que tenhamos condição de nos desenvolver constantemente em nossas áreas de atuação, lançando mão de uma formação relevante e contínua, além de desenvolvermos competências comportamentais importantíssimas como as descritas neste texto.

carreiras cynaraCynara Bastos – Supervisora de Carreiras do Ibmec/MG

Equipe Carreiras

Lais Santos Alves - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.
Fernanda Schroder Gonçalves  - Gerente Nacional de Carreiras da DeVry Brasil.
Cynara Moreira Bastos Nazareth - Coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas em Belo Horizonte.
Camila Luísa Malta Silva - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.

Website.: www.investimentosenoticias.com.br/blogs/carreiras