Ambição na medida certa

  •  
Ambição na medida certa Foto: Divulgação Ambição na medida certa

O final do ano é tido como uma época de balanços pessoais. Reflete-se sobre o que viveu, sobre o que se realizou e também começamos a pensar sobre o novo ano que se descortina. Sonhos, desejos e metas são retomados, alguns planejam, outros ficam apenas no plano dos sonhos.

De uma forma ou de outra, essa é uma época em que se costuma pensar sobre o que se deseja alcançar no ano vindouro. Muitas pessoas começam a pensar em mil coisas: os desejos são vários e vão desde o aspecto material ao amoroso. São muitos quereres...

Neste momento, é importante não se esquecer que o primeiro passo deve ser uma reflexão profunda sobre o que se viveu, sobre o que continua fazendo sentido e sobre o que não faz mais. Sobre quem se é e sobre quem se quer ser. 

Não há mal algum em querer mais, em ambicionar coisas melhores. Entretanto, pode-se provocar muito mal quando a pessoa não se contenta com nada e age como se nada fosse suficiente. Ou uma situação ainda pior: quando se acredita que só será feliz se... ou quando... Adiando assim a felicidade e a alegria que se pode ter cotidianamente para algum lugar longínquo.

É importante saber valorizar e se parabenizar por cada êxito, por cada conquista. E ainda mais importante: entender o que é realmente relevante para você. Cuidado com o que você deseja. Saiba primeiro quem é você e o que faz sentido em sua vida. Já conheci pessoas muito infelizes tendo o que a maioria acha que é sinônimo de felicidade.

Saiba alimentar sua alma de coisas que o dinheiro e nenhum outro bem material podem lhe dar. Compreenda quem você quer ser e entenda que ser é decididamente diferente de ter.

Procure encontrar satisfação em cada simples situação vivida. Não se condene a ser feliz “se” ou apenas “quando”. Comprometa-se a ser o melhor que você puder, busque o crescimento, busque a prosperidade, planeje-se. Mas lembre-se de se permitir pequenas pausas, faça balanços, gratifique-se, parabenize-se constantemente e seja feliz!

carreiras cynaraCynara Bastos é supervisora de Carreiras do Ibmec/MG

Última modificação emQuarta, 13 Dezembro 2017 12:14
Equipe Carreiras

Lais Santos Alves - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.
Fernanda Schroder Gonçalves  - Gerente Nacional de Carreiras da DeVry Brasil.
Cynara Moreira Bastos Nazareth - Coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas em Belo Horizonte.
Camila Luísa Malta Silva - Especialista em Carreiras da Faculdade Ibmec.

Website.: www.investimentosenoticias.com.br/blogs/carreiras
Mais nesta categoria: « Quais são os seus paradigmas?