O governo do Rio marcou para 27 de janeiro de 2026 o leilão para a escolha do novo operador do sistema de trens urbanos do Estado, informou o governo fluminense.
O edital do certame será divulgado nos próximos dias pelo governo e pela justiça.
Diferentemente do contrato anterior, agora, o governo licitará uma permissão para a operação do serviço de trens urbanos.
O futuro operador vai gerir o sistema por cinco anos e terá direito a uma renovação por igual período (mais cinco anos). O novo operador dos trens passará a ser remunerado por quilômetro rodado e não mais pela quantidade de passageiros.
O Estado entende que, dessa forma, poderá ter mais previsibilidade sobre as tarifas, além de um número menor de pedidos de reequilíbrio de contrato e maior facilidade para definir e acompanhar índices de performance do operador.
Desta forma, o Estado passa a ter uma maior previsibilidade no controle das tarifas, reduzindo os pedidos de reequilíbrio contratual por queda de demanda. O contrato também prevê uma série de índices de performance que deverão ser cumpridos para manter a boa qualidade do serviço à população.
“Estamos inaugurando um novo modelo de operação, focado na qualidade do serviço, com pagamento por quilômetro rodado e metas claras de desempenho. Todo esse processo foi construído com segurança jurídica, responsabilidade e investimentos do Estado, para garantir uma transição tranquila e um transporte ferroviário mais eficiente e digno para a população”, disse a secretária de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem.
No fim de 2024, o governo do Rio de Janeiro assinou um acordo com a Supervia, administrada pela Guarana Urban Mobility Incorporated (Gumi), para iniciar uma transição para uma nova operadora do sistema de trens urbanos do Estado.
(Com Reuters)