Criptomoeda com lastro em ouro já está sendo negociada no Brasil

  •  
 Criptomoeda com lastro em ouro já está sendo negociada no Brasil (Foto: Pexels) Criptomoeda com lastro em ouro já está sendo negociada no Brasil

Agora os entusiastas de criptomoedas podem negociar uma moeda virtual com a garantia do lastro em ouro: trata-se da BR2EX, lançada pela empresa BRX LTD, sediada na República de Malta. A BR2EX traz características de uma stablecoin, categoria de moeda virtual projetada para manter um valor estável. Cada unidade da moeda tem equivalência inicial a um grama de ouro. Quanto mais utilizada, mais valorizada ela será, podendo romper a paridade 1:1.

A nova criptomoeda surge em conjunto com uma blockchain própria, a CLO Blockchain. “Toda vez que é realizada uma transação, existe uma taxa de rede, que é da blockchain. Essa taxa fica na carteira, e todas as vezes que esse valor atingir o equivalente a um quilo de ouro, a empresa BRX LTD comprará essa quantidade do metal em nome da moeda, e emitirá um certificado de ouro dentro da blockchain”, explica Cláudio Oliveira, CEO da BRX LTD e também fundador da CLO Investimentos e Participações S.A, controladora no Brasil do Grupo Bitcoin Banco.

Para uma melhor performance na validação dos blocos, a CLO Blockchain trabalha com o conceito de Prova de Autoridade (PoA), que prevê um conjunto de nós confiáveis chamados de “autoridades”. Cada autoridade é identificada por um único ID. O algoritmo conta com 10 autoridades, dentre as quais seis são de propriedade do emissor e quatro são escolhidas de forma randômica.

(Redação – Investimentos e Notícias)