Bitcoin deve sofrer oscilação em janeiro, avalia especialista

  •  
Bitcoin deve sofrer oscilação em janeiro, avalia especialista Foto: divulgação Bitcoin deve sofrer oscilação em janeiro, avalia especialista

Eleito por muitos analistas como o investimento mais rentável em 2017, o bitcoin tende a manter a valorização, essa é a previsão de Sergio Tanaka, empresário, investidor e especialista em criptomoeda. “Acredito que em curto e médio prazo a moeda tende a ter uma boa valorização. Vai sofrer sim, com as oscilações, principalmente no mês de janeiro, e depois tende a valorizar mais ainda”, afirma ele, que também é graduado em Tecnologia da Informação e possui especialização no mercado financeiro.

Após ganhar milhões de dólares com moedas virtuais, Tanaka resolveu apostar em data centers – máquinas de mineração programadas para validar transações e que geram as criptomoedas - e hoje colhe os frutos de ter investido em uma área que poucos acreditavam. “Agora, com um maior número de pessoas conhecendo a moeda, aumentou bastante a procura por ela. Somente neste ano, o bitcoin teve uma média de 30 mil novas carteiras sendo criadas diariamente. Tal aumento da procura, aliada com a expectativa de abertura em novos mercados, fez com que ela valorizasse muito em 2017”, explica Tanaka.

Mas, como nem tudo são flores, junto com a valorização da moeda virtual e aumento de investidores, também cresceu o número de reclamações. Segundo o site Reclame Aqui, o número de reclamações cresceu quatro vezes mais neste segundo semestre quando comprado com o primeiro. “Com o aumento expressivo no número de usuários, é natural que tenha também um aumento no número de reclamações. Por isso, é importante buscar sempre empresas que dão suporte adequado aos seus clientes”, orienta o especialista.

Segundo Tanaka, o bitcoin é um ativo especulativo e tem riscos inerentes a isso, sendo necessário alguns cuidados ao investir neste mercado. “É importante sempre trabalhar com empresas sérias deste segmento. Buscar referências e indicações de quem já trabalha com essas empresas também ajuda bastante”, recomenda.

Um outro cuidado importante está em guardar bem a chave de segurança. Embora o especialista garanta que hoje em dia já é possível recuperar o investimento quando se perde a chave, investidores em tempos passados não tiveram a mesma sorte. Estudo recente aponta que bilhões de dólares em bitcoins foram perdidos para sempre por usuários que perderam a chave de segurança.

“Acredito que boa parte desse montante se perdeu quando o bitcoin ainda valia centavos, muitos não acreditavam que o bitcoin pudesse chegar onde chegou e acabaram por displicência jogando fora os PCs, que armazenavam essas moedas”, diz o especialista.

E para quem pretende investir em criptomoeda, saiba que alguns especialistas já defendem que a bolha do bitcoin pode estourar. “Pode sim, muito embora acredite ainda na valorização da moeda”, finaliza Tanaka.

(Redação - Investimentos e Notícias)